Você Confia na Memória?
Compartilhe
Você realmente confia na sua Memória?
É comum nos esquecermos de datas comemorativas, é comum nos esquecermos de compromissos que agendamos há muito tempo.
É comum anotarmos em pedaços de papel, agendas, cadernos, ou até o famoso laço amarrado nos dedos, para lembrarmos.
E se questionados do porquê anotamos tanto, já temos a resposta pronta: “Aaaaa, melhor não confiar na memória, não é mesmo?
E é ai que a pergunta lá de cima, do inicio deste texto, retorna.
Você relamente confia na sua memória?
Se nossa memória fosse algo que realmente pudessemos confiar, por que anotamos? Porque nos preocupamos tanto em deixar algo que nos lembre sobre o que temos que fazer?
Onde quero chegar?
Sempre falei para as pessoas que eu tenho um memória visual muito boa, não esqueço um rosto, porém o nome, aaa o nome... este eu tenho uma dificuldade enorme de me lembrar. Preciso, na maioria das vezes, associar coisas, palavas e situações para lembrar de um nome. O engraçado é que, me lembro do rosto de pessoas, o cheiro de lugares me remetem a um momento que vivi, mas o nome, este eu me atrapalho um pouco.
A memória é um coisa de doido mesmo, nos prega peças.
Eu, por exemplo, tenho uma grande dificuldade de lembrar da minha infância. Não sei ao certo o porque, mas não consigo fechar os olhos e lembrar de momentos que vivi quando eu era criança. Não passei por nenhum trauma, que eu me lembre hahaha...
Mas tem uma coisa que me faz lembrar, sentir cheiro, gosto e me faz sorrir e chorar... UMA FOTO, exatamente, uma fotografia. Quando vejo uma fotografia, sinto como se eu viajasse no tempo e revivesse aquele momento.
Minhas lembranças retornam, uma fotografia do meu pai me abraçando ou daquele último almoço que tivemos juntos antes dele partir, aaaa essas imagens me fazem sentir o abraço, o cheiro dele... Sou capaz de ouvir a voz dele falando comigo. E aquela foto de familia, feita na sala da casa do meu avô !!! Aquele dia foi incrível, consigo ouvir as gargalhadas dele, eram as melhores gargalhadas, aquelas que ele dava logo após sacanear alguém.
A fotografia me transporta no tempo, me faz reviver momentos incríveis, como aquele que minha esposa pulou do pendulo no hopi hari e eu fiquei lá embaixo, morrendo de medo, preocupado, com frio na barriga, um misto de sentimentos.
A fotografia me transporta no tempo, me faz reviver o nascimento das minhas filhas, me faz reviver momentos mais que incriveis.
Seria muito triste não poder lembrar e não ter nada que me fizesse lembrar.
A fotografia é minha agenda, minha anotação, meu despertador dos momentos mais incríveis da minha vida.
Eu não confio tanto assim na minha memória, e você?
Não deixe de registrar suas memórias, fotografe tudo, sua vida e suas lembranças são muito importantes para serem esquecidas.